Persona: O Que é e Como Definir a Sua?

Muita gente tem dificuldade de definir sua persona,se você é uma delas fique comigo nesse artigo que eu vou lhe ajudar a definir sua persona.

Conhecer o seu público faz parte dos fundamentos do marketing moderno, e há uma boa razão para isso. Se você não sabe com quem está falando, todo o seu marketing será genérico e ineficaz. Sua comunicação será imprecisa, suas mensagens não terão impacto suficiente e você acabará nunca atraindo as pessoas certas para suas ofertas.

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É por isso que você precisa definir claramente seu cliente ideal (também chamado de persona, avatar de cliente ou marketing de persona).

Definir seu cliente ideal é parte integrante da metodologia de marketing. Essa é uma das primeiras coisas a aprender sobre marketing e, certamente, uma das mais importantes.

O único propósito dessa abordagem é definir precisamente quem você está falando, quais são os interesses dessa pessoa, quais são seus desafios, quais são seus medos, quais são seus objetivos, etc.

Se você nunca tentou fazer isso ou se esse conceito de persona ainda parece um pouco vago, eu entendo que isso pode parecer intimidante ou até mesmo inútil. Felizmente, pensei em você desde que criei este artigo…

 

O QUE É UMA PERSONA?

como definir seu avatar

Na Internet, você encontrará muitas definições de persona do comprador mais ou menos diferentes, mas todas querem dizer a mesma coisa. Uma persona ou marketing de persona é uma representação semi-ficcional de seu cliente ideal, com base em pesquisas de mercado e dados reais sobre seus clientes atuais.

Então, estamos falando de uma pessoa e não de um mercado (falarei sobre isso mais adiante). Definir uma persona do comprador permite responder a perguntas como:

  • Quais são as características sociodemográficas do meu cliente ideal? No mínimo, você precisa definir a idade, sexo, situação familiar desta pessoa (casado, solteira, número de filhos, etc.), indústria (que posição ocupa?) sua localização e seu salário (estimativa).
  • Quais são seus interesses? Aqui, você deve se fazer perguntas como revistas, blogs, sites que essa pessoa consulta. O que ele (ou ela) gosta de fazer em seus dias?
  • Quais são seus objetivos? Por exemplo, “perder peso”, “aumentar vendas”, etc.
  • Quais são seus medos e desafios? Por exemplo, “não tenho tempo suficiente para praticar esportes” ou “não tenho visitantes suficientes no meu site”, etc.

Se você não sabe com quem está falando, todo o seu marketing será genérico e ineficaz. Sua comunicação será imprecisa, suas mensagens não terão impacto suficiente e você acabará nunca atraindo as pessoas certas para suas ofertas.

Aqui permitirá que você visualize e entenda melhor a lógica de seus consumidores. Se sua oferta é ampla e você está em vários setores diferentes, ou mesmo em vários países, você pode ter até 6-7 personas.

COMO ENCONTRAR INFORMAÇÕES DA SUA PERSONA?

Para determinar sua persona, você terá que reunir um máximo de informações sobre ela. Mas de onde vêm esses elementos?

A resposta é simples: quem está em contato direto com seus clientes! Você, portanto, reunirá suas informações de vendas e serviço pós-venda como prioridade. Aqui está uma lista não exaustiva de perguntas a serem feitas:

  • Quem é seu público-alvo: idade média, renda …
  • Qual posição ele ocupa?
  • Quais são seus objetivos, problemas e desafios?
  • Quais são os indicadores que medem a eficácia de sua atividade (número de prospectos gerados, aumento no volume de negócios, melhoria da satisfação do cliente …)
  • Qual ferramenta ela usa?
  • Quais são suas responsabilidades?
  • Como ela descobre seus produtos ou os do seu concorrente?
  • Que jornada sua persona seguiu e quais são as expectativas dela em relação ao seu produto?
  • Como sua persona pode entrar em contato com você?
  • O que motiva a sua persona a comprar seus produtos, e não os da concorrência?
  • Quais são as barreiras de compra mais comuns?

A questão mais importante é, sem dúvida, a referência aos seus problemas (em relação à sua oferta, é claro). Com essa informação, você pode trazer seus conhecimentos através do conteúdo de um blog, por exemplo. Assim, você se posiciona como um especialista que o acompanha em suas decisões de compra e não mais como uma empresa que quer “apenas vender”.

ANALISE AS INFORMAÇÕES

Agora que você reuniu os dados, terá que revelar as principais tendências. Você terá que destacar hábitos e características comuns cruzando todas as respostas obtidas. É certamente um trabalho tedioso, mas é tão necessário colocar o dedo no problema certo e mostrar à sua pessoa que o conhece perfeitamente!

Imagine que você é uma empresa que vende um sistema de alarme para residências unifamiliares.

  • Persona: Sua persona principal seria um casal, possuindo uma casa.
  • Problema: O casal quer proteger-se efetivamente e a sua propriedade, mas também às suas famílias.
  • Conteúdo: Exemplo – “3 dicas para proteger sua casa durante as férias no Brasil”, “5 coisas que os ladrões sabem melhor que você”, “As 4 vantagens de um alarme sem fio para sua casa”, “Como monitorar sua casa através do seu smartphone?”, e por aí vai…

DÊ FORMA À SUA PERSONA

Aqui estamos: sua persona em breve nascerá! Humanize-a dando-lhe um nome, um sexo, uma idade e dê-lhe uma foto! Por exemplo, vamos supor que sua persona se chame Alan Michel e, por acaso, você deve conversar com ele da seguinte forma:

  • “Nesta semana, vamos escrever para Alan Michel … Que assunto lhe interessa atualmente?”
  • “Segundo nossos dados, Alain Michel precisa otimizar seu orçamento de marketing, por que não escrever um artigo sobre isso? “

Nós devemos escrever para nossa persona e tentar fornecer respostas para as perguntas que a abordaram.

UMA VEZ CONSTRUÍDA, ELA PRECISA SER OTIMIZADA

Quanto mais você conhece sua persona, mais o conteúdo escrito será preciso, específico … e lido! Porque o seu objetivo é construir o seu público para que você possa convertê-lo em clientes em potencial usando o apelo à ação para o seu chamado conteúdo premium (ou vendas), como a metodologia Inbound Marketing o lembra. Sua persona evolui, suas expectativas também, especialmente sua maneira de comprar, consumir. Você deve permanecer atento a essas mudanças e antecipá-las!

Definir sua persona é um dos passos fundamentais para realizar uma estratégia digital. É o ponto de partida de qualquer geração de leads na internet.

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