Lançado em 2010 e agora reunindo mais de 250 milhões de usuários ativos por mês, o Pinterest é uma plataforma em que os usuários se conectam com base em seu interesse em produtos e tópicos específicos.
Essa rede rapidamente se tornou uma das principais fontes de inspiração para esses usuários. 90% dos quais dizem que o Pinterest já os ajudou a tomar uma decisão de compra. O que também a torna uma rede essencial para as marcas. Ao mesmo tempo, uma fonte de tráfego, uma vitrine comercial e um poderoso mecanismo de busca. O Pinterest é mais do que apenas uma rede social: é uma ferramenta de negócios imbatível.
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Pergunte a qualquer pessoa aleatória o que é o Pinterest, e eles provavelmente começarão a falar sobre como o utilizam para descobrir ideias criativas e demonstrar seus interesses.
Mas por outro lado comerciantes sabem que o Pinterest pode ser muito mais do que isso. A rede social em expansão possui 100 milhões de usuários ativos mensais por mês e, se você o usar corretamente, você pode:
- Direcionar mais tráfego para seu website
- Fortalecer sua marca
- Construir uma lista de e-mail engajada
Se você é novo no Pinterest ou é um profissional que procura dicas mais avançadas, está no lugar certo. Hoje, falaremos sobre algumas coisas que você precisa fazer para aproveitar ao máximo seus esforços de marketing no Pinterest para atrair tráfego…
O QUE É O PINTEREST?
O Pinterest é um mecanismo de busca visual que permite aos usuários descobrir novas ideias e planejar seus projetos. Sua missão é oferecer a todos a inspiração para criar a vida que mais lhe agrada. Sejam ideias para construir o apartamento dos sonhos. Encontrar um destino de fim de semana ou dicas para cozinhar mais saudável diariamente.
Mais de 250 milhões de pessoas em todo o mundo visitam o Pinterest todos os meses enquanto preparam seu próximo projeto ou compra. Portanto, em consideração ativa. Como resultado, as inspirações que buscam são variadas e podem ser relacionadas à… beleza, decoração, viagem, moda, culinária ou cultura.
Um ponto importante é que 75% do conteúdo do Pinterest vem do que chamamos de criadores de conteúdo profissional. Marcas, mídia e influenciadores. Os influenciadores e seus temas estão naturalmente em sintonia com as principais categorias da plataforma.
Os influenciadores recorrem ao Pinterest para se inspirarem. Mas, também para implementar uma estratégia de conteúdo e SEO para aumentar seu tráfego qualificado em seus blogs, Instagram ou Youtube.
É importante notar que o Pinterest é uma plataforma pessoal, na qual se vai para ter tempo para si mesmo e não para se relacionar com outras pessoas. Como resultado, os influenciadores são descobertos de forma diferente no Pinterest, principalmente através de seu conteúdo que os usuários os identificam, não de acordo com sua reputação ou identidade.
TRATE O PINTEREST COMO UM MECANISMO DE BUSCA
A chave para usar com sucesso o Pinterest para o marketing é perceber que ele é muito mais um mecanismo de pesquisa do que uma rede social. Isso significa que você precisa usar descrições de pins e quadros ricos em palavras-chave.
Comece por descobrir algumas palavras / frases que alguém pode usar ao pesquisar conteúdo como o seu. Por exemplo… se você compartilhar muitas dicas de blogs, poderá digitar “blogging” na barra de pesquisa do Pinterest para encontrar termos de pesquisa populares e relevantes para o seu tópico.
Em seguida, você pode encontrar maneiras de usar essas palavras-chave naturalmente nos pins e nas descrições do quadro. E seu conteúdo provavelmente será exibido com base no que o público-alvo está pesquisando.
Embora tratar o Pinterest como um mecanismo de pesquisa seja uma prática recomendada. Lembre-se de que você não deve fazer spam nem inserir palavras-chave nas descrições dos seus Pins. Se você fizer isso, poderá obter alguma visibilidade. Mas não fará com que ninguém deseje se conectar à sua marca ou clicar no seu website.
OTIMIZE SEU PERFIL
Seu perfil precisa ser configurado de modo a atrair a atenção de seu público-alvo. Se você quiser direcionar o tráfego para seu site com o Pinterest. Vamos falar sobre o que você precisa fazer para que isso aconteça. Coloque um apelo à ação na descrição do seu perfil.
Se sua empresa oferece brindes para incentivar envios de e-mail, considere colocar o link de inscrição em seu perfil do Pinterest. Se você não tem uma página de destino ou um brinde, você pode usar um apelo à ação para direcionar o tráfego orgânico diretamente para o seu site.
Porém, essas não são as únicas opções – você pode incluir uma chamada à ação para motivar as pessoas a segui-lo no Pinterest, verificar sua última postagem no blog, etc. Seja qual for sua escolha, verifique se sua decisão é baseada em sua estratégia de conteúdo e metas.
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ADICIONE PALAVRAS-CHAVE AO SEU NOME
Ou seja a menos que sua marca já seja conhecida, as pessoas provavelmente não estão pesquisando o nome de sua empresa no Pinterest. É por isso que é importante incluir palavras-chave relevantes. É como você direcionará o tráfego para seu perfil.
Por exemplo, se você tem uma empresa de e-commerce e vende roupas de malhar… você deve colocar a palavra-chave “fitness” em seu nome e descrição em algum lugar, como este:
Você deve otimizar seu perfil com base no que seu público quer de você. (sem encher as palavras-chave, é claro). Como resultado, sempre tenha isso em mente ao usar o Pinterest para o marketing, e seus esforços valerão muito mais certamente.
COLABORE COM OS INFLUENCIADORES DO PINTEREST
No Pinterest, o interesse da marca em colaborar com um influenciador vai além de meros aspectos de audiência e alcance. Se você não tiver conteúdo de marca para compartilhar. Por outro lado, concentre-se nas imagens de capa que representam a sensação geral de sua marca.
Entretanto, independentemente da opção escolhida, verifique se suas pastas são relevantes para o seu público. Pense no que o seu público-alvo provavelmente está procurando no Pinterest… (em relação ao que você está vendendo.) e crie fóruns centrados em torno desses tópicos.
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